quinta-feira, 19 de março de 2009

Que doença é essa ?

Começando entre os 6 e 17 anos, aproximadamente, a Degeneração Espinocerebelar é uma doença degenerativa que progride com o tempo. Começa com quedas inesperadas, falta de equilíbrio, falta de reflexo, problemas para ler, não conseguir medir distâncias, e uns outros bagulhets. Você deve estar pensando que eu fui na wikimerda fazer essa pesquisa, não ?
Errado ! Essas fontes são minhas. TOTALMENTE MINHAS. Blog também tem direitos autorais!
Continuando: Essa doença não afeta a memória, mas sim o cerebelo, que controla os movimentos de uma pessoa. No meio da doença, o portador tem: dificuldade visível para falar, perde o controle das pernas, já tem que usar cadeira de rodas, não pode realizar tarfeas comuns sozinho (triste e cruel, esse mundo, não -.-' ?)...
E o fim dói contar: o cerebelo está muito atrofiado e o portador depende de sondas para comer, soro para beber, placa com letras para falar, fraldas (esqueceu que o paciente não anda mais desde o meio da doença ?), e, o mais trágico: morrer no hospital.
Ainda não há uma cura.

Um comentário:

  1. Ola,
    te parabenizo por esse blog, pois esta doença e extremamente rara e precisa sim ser divulgada, estou realizando um trabalho de conclusao de classe sobre essa doença. Gostaria de saber se voce conhece ou ja conheçeu algum portador desta doença ou se voce conhece algum tipo de fonte para perquisa,por favor espero sua resposta ansiosa
    Grata

    ResponderExcluir